Uma vida saudável requer melhor organização do tempo. De nada vale dormir mal, acordar atrasado e se estressar no trânsito, comer mal e logo depois voltar para a mesma atividade cansativa, ou simplesmente não ter tempo para si mesmo e para o seu bem-estar. Apesar da correria do dia a dia, é possível levar uma vida saudável de forma organizada.

Divida seu Tempo

Primeiro, é necessário dividir o seu tempo entre as principais atividades do dia (trabalho, faculdade, cursinho, etc.), e entre o que é importante para você se sentir bem. Veja as dicas:

  1. O ideal é dormir de 6 a 8 horas por noite para que as energias sejam renovadas e ajude o organismo a trabalhar de forma correta. Dormir pouco e já acordar indisposto pode causar mal-humor, desânimo, preguiça, contribuindo para que o restante do dia seja ainda mais cansativo.
  2. Se organize para acordar em um horário em que seja possível tomar o café da manhã sem pressa, pois é uma das refeições importantes para que o corpo possa agir regularmente. Outro ponto importante é acordar de forma organizada para que tenha tempo de sair de casa e chegar ao trabalho sem muita pressa. Isso evita sair correndo, com pressa, e se estressar no trânsito pela manhã.
  3. 3. Reserve um tempo de 40 minutos a 1 hora por dia para praticar exercícios. Escolha o melhor horário de acordo com suas atividades. Aproveite esse momento para se concentrar nos exercícios e evite preocupações. Saiba a importância que a atividade física representa para ter uma vida mais saudável. Se a grana estiver curta, uma caminhada é uma ótima alternativa.
  4. 4. A hora das refeições é muito importante. Evite comer rápido e sem pressa. Saiba que é preciso se alimentar de forma tranquila e de preferência sem estar ocupado, pois esse intervalo é necessário. É um momento ideal para conversar e reunir a família e amigos.
  5. 5. Durante o dia reserve um tempo pra você e aprenda a relaxar e a deixar toda a preocupação do trabalho para fora de casa. Faça algo que goste, leia um bom livro, assista a um filme, saia com os amigos, passeie... Esses momentos são necessários para o bem-estar.
  6. 6. Saiba investir tempo e cuidar das relações pessoais. Lembre-se que ninguém vive sozinho e, grande parte da felicidade, que você procura pode ser encontrada nos relacionamentos. Dê valor à família e aos amigos, jamais deixe de demonstrar o seu carinho, não deixe que os laços se percam e nem que a distância afaste. Cuide das pessoas que convivem com você, para que a relação na caia na rotina e não desgaste, pense e faça algo novo, relembre sempre o seu sentimento por elas, pois são atitudes que contam muito para obter uma vida agradável e saudável.
  7. 7. Tenha um tempo para se cuidar; é essencial estar bem consigo mesmo e se amar. Isso influencia diretamente na sua autoestima.

       8.Procure praticar alguma atividade como aulas de música, dança, yoga, ou algo que queira aprender e que se sinta bem.